sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

"Gomorra"


Baseado no polémico livro de Roberto Saviano, que assina também no filme o argumento, Matteo Garrone dirige um dos melhores filmes de 2008.

O filme gira em volta de
cinco histórias do livro, no bairro social de Scampia nos arredores de Nápoles e representa a realidade da camorra (organização de famílias da máfia Napolitana) e dos seus camorristas.
Se Fernando Meirelles com "Cidade de Deus" procurou mostrar a realidade das infernais favelas do Rio de Janeiro, também Garrone conta uma realidade social negra e sangrenta mas esta vivida bem próxima de nós, na "bota" da Europa.

A obra representa a realidade com realismo, e não pretende mostrar o lado dos bons e dos maus, ou só dos maus onde se insere o personagem Tony Montana em "Scarface", personagem que Marco e Ciro, dois adolescentes sem rumo, idolatram. Pretende sim mostrar o lado de que, a esta realidade é difícil escapar, como a história conta com a personagem de Totó.


Vencedor do Grande Prémio do Júri do Festival de Cannes deste ano "Gomorra" é um filme marcante e chocante até e é seguramente um dos melhores filmes do género.

Sem comentários: