domingo, 1 de fevereiro de 2009

Answer: ?

País: Índia.

Índia é o segundo país com mais população de todo o mundo tem mais de um bilião de habitantes.
Bombaim é a sexta maior cidade metropolitana do mundo, com cerca de 20 milhões de habitantes.
É aqui que começa a história de Jamal Malik (Dev Patel) um jovem sem qualquer tipo de educação que vive na favela de juhu e está prestes a ganhar 20 milhões de rupias (moeda na Índia) num programa conhecido por todo o mundo “Quem Quer Ser Milionário”, falo de Slumdog Millionaire (2008) o último filme do britânico Danny Boyle (Trainspotting 1996).

Slumdog Millionaire é uma história de crenças e destino, Jamal Malik (Ayush Mahesh Khedekar) vive numa favela com o seu irmão Salim (Azharuddin Mohammed Ismail) vivem uma vida de miséria num dos países com mais diferença de distribuição de capital de todo o mundo.
Apesar da miséria Jamal e Salim tentam sobreviver como podem, enquanto crianças tudo corre bem, a preocupação de Jamal é conseguir um autógrafo do seu ídolo do cinema de Bollywood (onde não falta uma homenagem nos créditos finais).
Porém a etnia local (marata) atacam a favela dos dois irmãos matando tudo o que vêem, Jamal e Salim escapam assim como Latika (Rubiana Ali), tentando sobreviver num mundo de miséria, são acolhidas por uma mão generosa, contudo com o passar do tempo as atrocidades feitas por essa pessoa são enormes de maneira a receber cada vez mais dinheiro, usando para tal crianças abandonadas. Quando encontram uma hipótese para fugir, os “três mosqueteiros” escapam, porém Latika fica para trás.

Jamal (Tanay Chheda) não desiste do sonho de encontrar Latika e faz tudo por tudo para encontrar o seu amor de infância.
A história da vida de Jamal e a cumplicidade do seu irmão é vivida no decorrer do programa de televisão “Quem Quer Ser Milionário” Jamal responde às perguntas recorrendo a tudo o que tinha vivido até ao momento que se encontra.
A sabedoria não vem só dos livros mas também das vivências da realidade.

O filme é contado com um jogo interessante de montagem e de movimentos de câmara a fazer lembrar os primeiros tempos de Wong Kar Wai (como por exemplo Dou luo tian shi – 1995, Fallen Angels), de observar o toque de realizador durante uma cena que não faz parte directamente com a história (tal como Sean Pean o fez com Emile Hirsch em Into the Wild 2007).
Um drama com uma mistura de humor, num filme obrigatório, um dos melhores filmes de 2008.

Porque a vida de cada um já se encontra escrita.
Slumdog Millionaire (2008) de Danny Boyle

Sem comentários: