domingo, 27 de dezembro de 2009

(In)Diferença



Um dia já todos olhamos com algum desprezo para certas situações para certas diferenças, principalmente quando não existe conhecimento sobre o que se trata, foi assim com o Vírus da Sida, é assim mais recentemente com a Gripe A, já depararam com certeza que basta espirrarem para termos olhares constrangedores e uns quantos metros de distância... bem é sobre isso que Neill Blompkamp (um realizador no mundo do cinema com pouco historial) retrata em District 9, com a chancela de Peter Jackson.
District 9 trata do nosso planeta Terra a ser visitado por Alienígenas que por alguma razao vieram parar ao nosso planeta, porém nada de mal trazem nem segundas intenções têm. Porém nós Humanos como bons samaritanos fazemos as boas vindas, arranjamos locais para os desconhecidos viverem criando "guetos",como se fazem aos próprios humanos com estatuto social considerado baixo pelas altas entidades que ditam o que é socialmente aceite.
Contudo como bons Humanos não ficamos por aqui, queremos saber quem são este povo e esta "raça" então fazem-se experiências para ver o que realmente são, porém estas experiências têm outro sentido...saber como funcionam as armas destes alienígenas e como funcionar com elas, Sharlto Copley é um funcionário desta mesma organização que salvaguarda a vida dos "visitantes" assim como o de desenvolvimento de material bélico.
Porém quando Wikus Van De Merwe (Sharlto Copley) é contagiado por um líquido dos alienígenas começa a sofrer uma mutação que vai transformar num "camarão", com esta descoberta a organização quer vender o corpo de Wikus às sociedades para estas poderem usar as armas bélicas trazidas pelos Alienígenas.

Todo o filme é esta fuga de Wikus e toda a vida no Distrito 9, onde os Humanos já controlam a comida no mercado negro. Toda a história é uma autêntica metáfora à vida Humana, todos os problemas de uma sociedade estão aqui demonstrados numa forma muito peculiar, o filme salta de Documentário Ficcional para Ficção sem mesmo o espectador dar conta disso.



Sem dúvida um filme de Ficção Cientifica muito bem conseguido e trabalhado, onde se levantam os mais altos valores da sociedade Humana, tal como muitos o fazem e fizeram, mais uma bela forma de demonstrar se realmente somos assim tão superiores como nos pintam.



District 9 - Neill Blomkamp (2009)

Sem comentários: