quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

A Leveza Profética



"Un Prophète"
é um filme de gangsters, prisões e domínio do sub-mundo, porém a diferença é que tem uma visão totalmente diferente da visão comercial tipicamente Americana. Não quero defender um ponto de vista nem outro, porém no final deste filme fiquei com a sensação que se tivesse visto uma versão americana tinha-o o "rotulado" como mais um filme sobre Crime.
A visão de Jacques Audiard transforma um filme numa leveza e ao mesmo tempo a brutalidade de uma França problemática onde as diferenças étnicas são visíveis, onde a realidade dentro e fora das paredes de uma prisão são bem visíveis, uma prisão física e psicológica tão bem conseguida pela personagem principal Malik El Diebena (Tahar Rahim)
.
As "profecias" deixam o espectador respirar e admirar o filme, transportando o espectador para situações quase paralelas ao que está a acontecer.
Tecnicamente o som em todo o filme muito bem conseguido, situações que pediam mudança em algum aspecto e são completadas a nível sonoro de uma forma subtil como é pedido.
Um filme que respira e deixa respirar, em que tudo acontece a um ritmo natural e realista.




"Un Prophète" um filme de Jacques Audiard (2009)


Sem comentários: