quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Sugar...

Billy Wilder continua a deliciar-me com o seu cinema e desta vez deliciou-me a dobrar com o astro cintilante, que foi, que ainda é Marilyn Monroe. Dado o meu conhecimento limitado quanto à filmologia (à parte o pequeno papel no sublime "All About Eve" de Joseph L. Mankiewicz) do ícone que Warhol pintou e da capa de revista de que todo o mundo falou, retinha algumas dúvidas em relação às suas qualidades de interpretação. De qualquer forma, "só" com este "Some Like it Hot" Monroe enfeitiçou-me e claro, superou as minhas espectativas. Já Billy Wilder ofereceu-me mais do mesmo, isto é, mais um marco na minha cinefilia.
O Filme que fechou a década de 50 e antecedeu o brilhante "The Apartment" (onde protagonizou uma vez mais o talentoso Jack Lemmon) do início dos 60, tornou-se um caso sério de popularidade e figura lado a lado com os maiores clássicos da história do cinema. Popularidade essa subtraída do génio do seu criador, um dos realizadores mais populares - se não o mais popular - da Cinematografia Norte-Americana, nada mau para um Austríaco.
Devo ainda referir mais dois grandes essenciais de Billy Wilder, "Double Indemnity" (1944) e "Sunset Blvd." (1950) com umas das maiores interpretações que experênciei, Gloria Swanson no papel de Norma Desmond.


3 comentários:

Anónimo disse...

um filme que vale, sem dúvida, por estar distante no tempo. fosse este filme hoje, uma grande chiclete americana a brilhar numa sala lusomundo qualquer.

Miguel Bidarra disse...

Os filmes são intemporais e ao mesmo tempo, do seu tempo. Impossível, na minha opinião, supor o que seria este filme na actualidade.

Anónimo disse...

quando se repetem fórmulas repete-se a essência